23 de outubro de 2010

Liderança de pessoas




Para o especialista em Liderança Empresarial, três fatores são necessários para que um líder seja respeitado e reconhecido como tal. O primeiro deles é que o executivo assuma seus papeis e desempenhe as funções naturais de cargos estratégicos. “De um gestor espera-se a garantia da implementação com qualidade dos processos gerenciais, como Planejamento, Execução, Acompanhamento, Inovação, Comunicação Empresarial e Sustentabilidade”. Outro fator, apontado pelo professor, é a manutenção da motivação. “Líder é, como diz o refrão de uma música de Geraldo Vandré, a pessoa que faz a hora e não espera acontecer”.

A capacidade em lidar com colaboradores de estilos diferentes também é fundamental para uma liderança adequada, aponta Machado. “Quanto maior o nível de desenvolvimento do colaborador em competência e motivação para o trabalho, maior deve ser o grau de delegação que a este deve ser dado. Aos que precisam de direção, devemos dizer o que fazer e como fazer as coisas. Aos que precisam de apoio, devemos ouvir e orientar”.

Helio Machado acredita que para ser um bom líder, é necessário muito mais do que mandar e designar funções, mas também respeitar, ensinar, reconhecer e incentivar as pessoas que compõem a sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário