22 de outubro de 2010

Líder Liderando Líderes





Havia um levita, mais precisamente de Chipre, de nome José, a quem os apóstolos batizaram-no como Barnabé, que significa “encorajador”, que vendeu um campo que possuía e trouxe dinheiro e depositou aos pés dos apóstolos, com fidelidade, diferente do caso de Ananias e Safira, que não foram fiéis.

O “Encorajador”

O encorajamento é fundamental para influenciar. O termo que a Bíblia refere-se é de, como líderes, devemos usar os métodos da sabedoria para ganharmos os nossos liderados. Não podemos ser líderes “mão-de-ferro”, isto é, sempre cobrando, onde na realidade não queremos ser cobrados, todavia, devemos ser amigos, estando sempre prontos para passarmos os nossos conhecimentos. Assim se cumpre o papel de bons líderes.

Barnabé foi o primeiro líder de Paulo após sua conversão, sendo seu discipulador, pois os apóstolos não acreditavam em Paulo, Barnabé foi “fiador” de Paulo. Dizendo como ele havia pregado em Damasco com muita coragem, falando em Nome de Jesus e assim, Paulo ficou com Barnabé em Jerusalém, pregando em nome de Jesus (Atos 9:4-18).

Qual foi a principal virtude de Barnabé?

Foi fazer com que todos os apóstolos acreditassem em Paulo, quando Jesus falou a Ananias numa visão, dizendo: “vai à rua chamada direita, na casa de Judá, procura por Saulo, pois ele está orando” e Ananias questionou com Jesus, falando a respeito de Saulo, porém Jesus lhe disse: “vai porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome, perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel, pois lhe mostrei quanto lhe importa sofrer pelo Meu Nome”.

A vida é uma contagem regressiva que devemos viver intensamente, pela Obra de Deus, isso enquanto vivermos nesta terra, aproveitando cada minuto para trabalharmos ao Senhor, que espera muito de nós.

Não podemos nos calar, vendo muitos de nossos irmãos padecendo sem fazermos nada por eles. Um conselho final: Seja evangelista, discipulador, um abnegado por essa causa e o Senhor nosso Deus vos dará a recompensa nos céus que está preparando para nós.

Que tipo de Líder você é?




Existem duas formas de liderança. A primeira e infinitamente mais eficaz é a LIDERANÇA POR CONSENSO, com a aprovação dos seguidores. A segunda é a LIDERANÇA PELA FORÇA, sem o consentimento e a concordância dos seguidores.
A História está cheia de evidências de que a liderança pela força não se sustenta. A queda e o desaparecimento de reis e ditadores falam por si. Significam que o povo não segue indefinidamente uma liderança forçada.
O mundo entrou em uma nova era de relacionamento entre líderes e seguidores. O momento requer outro tipo de líder e de liderança no comércio e na indústria. Aqueles que pertencem à velha escola da liderança pela força precisam compreender o novo estilo de liderança ( cooperação ), ou serão relegados à condição de seguidores. Não há outra saída.
No futuro, o relacionamento entre patrão e empregado, ou entre líder e seguidor, será de cooperação mútua, baseada numa divisão equitativa dos lucros: uma verdadeira parceria.
Napoleão Bonaparte, o imperador Wilhelm e os czares da Rússia foram exemplos de liderança pela força, que desmoronaram. Não é muito difícil identificar protótipos desses ex-líderes entre as figuras do mundo financeiro e empresarial – todos afastados de seus cargos. A liderança por consenso é a única sustentável.
As pessoas podem seguir por algum tempo uma liderança forçada, mas certamente o farão de má vontade!
Esse novo tipo de LIDERANÇA, descrito aqui, adota os 11 fatores mencionados e mais alguns. O líder que fizer deles a base de sua atuação encontrará oportunidades em todos os setores. Sempre que uma crise se prolonga, é por falta de LIDERANÇA. A demanda por líderes com competência para aplicar os novos métodos é bem maior do que a oferta. Alguns dos antigos líderes podem adaptar-se, mas, de um modo geral, o mundo terá de procurar uma nova estrutura de liderança. Essa necessidade pode ser a sua OPORTUNIDADE!
Fonte: Livro Quem Pensa Enriquece

Liderança em meio ao desespero





Nos dias de hoje, a liderança, muitas vezes é vista como um status meramente formal por vários setores da sociedade. Parte desta culpa é dos próprios líderes, que não estão prontos para assumir cargos de liderança.

A liderança, pode parecer aos olhos das pessoas, uma coisa muito bonita, uma posição de destaque em relação às outras pessoas, enfim, algo desejado por muitos, mas conquistado por poucos.

Porém, grande parte das pessoas se esquece do papel mais importante que o líder deve ter: o papel de servir. Sim, antes de tudo, o líder deve ser servo. O maior dos líderes que já existiu, ensinou e viveu exatamente isso, mas as pessoas não o entenderam muito bem e Ele acabou sendo crucificado…

Uma das minhas missões pessoais é aprender o máximo possível sobre liderança, para poder ajudar todas as pessoas que fazem parte da minha equipe de marketing de rede. Já fui, uma vez, uma ovelha perdida e não quero que as pessoas passem pelos mesmos problemas que passei. Uma outra função do líder é exatamente esta, a de se preocupar com as pessoas, de forma que elas também se tornem líderes e liderem outras pessoas. Nada traz mais prazer ao líder do que ver seus liderados serem melhores do que ele. Bem, obviamente isto só é verdade para os verdadeiros líderes.

A arte de liderar em um mundo globalizado




Os líderes conseguem tocar o coração das pessoas antes de pedir ajuda. Eles devem estar dispostos a se tornarem mais sensíveis e compreensivos quanto às diferenças culturais, sociais, étnicas e de sexo, no local de trabalho, e a demonstrarem essa sensibilidade e compreensão, para que esse local seja uma expansão significativa da cultura empresarial. Existem líderes que, diante de um grupo de pessoas, só vêem o grupo. Mas os grandes líderes, diante de um grupo, enxergam pessoas distintas, com suas aspirações, querendo viver e querendo mostrar suas competências.
Quem quiser ser um bom líder precisará desenvolver diversas características pessoais, qualidades ou virtudes, muito importantes. Entre elas: integridade, entusiasmo, firmeza, auto-motivação, empatia, imparcialidade, humildade, sensibilidade, criatividade, iniciativa, flexibilidade, e dinamismo.
É necessário também que o líder tenha credibilidade e bom humor, saiba ouvir, influenciar e se relacionar com as pessoas, seja observador e tenha estabilidade emocional. Precisa também ter habilidade para equilibrar a razão e a emoção.
Ser líder não é fácil e ninguém consegue ter todas as virtudes necessárias. O ideal é buscar ter o máximo possível de qualidades entre as citadas e saber as características que precisam ser trabalhadas, buscando tornar-se a melhor pessoa possível. Trabalhe e melhore suas qualidades, sem se esquecer que é muito importante querer ser líder. Conheça seus pontos fortes e fracos para ir se superando e crescendo como pessoa. O profissional que reúne boa parte das características acima vale ouro no mercado de trabalho.
Um dos maiores líderes da humanidade foi Jesus Cristo. Ele tinha algumas características que todos os líderes deveriam procurar ter. São elas: ser muito compreensivo e inspirador; ter o dom da oratória, seu discurso era simples e claro; ser um grande conselheiro; possuir humildade e compaixão. Mas, sobretudo, era detentor da confiança de seus discípulos, acessível e comprometido e, além de tudo isso, tinha fé. É impossível sermos um líder como ele, mas podemos imitá-lo em suas qualidades de liderança para sermos líderes melhores.

O paradigma da nova liderança



O paradigma da nova liderança

Alguns especialistas defendem que a liderança deve ser aprendida, outros dizem que é um dom natural e que não pode ser ensinado. Mas afinal, o que é liderança e quem tem? Todos são capazes de desenvolver essa capacidade?

Os líderes são pessoas que estão comprometidas em criar um mundo que as pessoas queiram pertencer, e demanda um conjunto de capacidades a fim de manifestar ações nos compromissados com a mudança. “É necessário obter equipes supermotivadas, por meio do reconhecimento em forma de recompensa pelas metas atingidas, envolvendo comunicação, interação e gerenciamento das relações dentro de uma organização”, explica Sueli Brusco, psicóloga, especialista em Marketing de Incentivo e diretora da SimGroup Incentive Marketing.

Num sentido mais amplo, a liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar os outros para a realização de alguma meta. “Isto é, um líder conduz o colaborador ou grupo de colaboradores em direção a algum fim. Nos negócios e nas organizações, liderança é muitas vezes comparada com ‘gerenciamento’”, explica Sueli.

Na visão emergente de liderança, contudo, os líderes não têm influência simplesmente porque são ‘chefes’ ou ‘comandantes’. Pelo contrário, líderes são pessoas que estão comprometidas em “criar um mundo ao qual as pessoas queiram pertencer". Sueli completa que esse compromisso demanda um conjunto especial de modelos e capacidades a fim de efetiva e ecologicamente manifestar as visões que guiam aqueles compromissados com a mudança. “Isso envolve comunicação, interação e gerenciamento das relações dentro de uma organização, sistemas de comunicação ou social para se mover em direção as mais elevadas aspirações de alguém.”