28 de janeiro de 2010
O Ministério Cristão é uma área de atuação potencializada pelo uso e exercício legítimo de dons e poderes, inclusive o poder de ordem espiritual concedido ao líder cristão. Pelo fato de estar sempre utilizando os dons e o poder que lhes foram outorgados por Deus, faz-se necessário que o líder esteja atento a algumas áreas vulneráveis e abertas à tentação, a fim de que não seja seduzido pela ambição. Até mesmo o Senhor Jesus foi atingido por Satanás nessas áreas de vulnerabilidade. Tais tentações procuram seduzir o homem em quatro diferentes aspectos:
1 - A Sedução do Imediatismo - “Manda que estas pedras se transformem em pães” - Mt. 4.3. Jesus estava com fome. “Supra a sua necessidade física”, foi a sugestão de satanás.
A tentação para ser imediatista visa atender às necessidades daquele momento, sem se preocupar com suas conseqüências. É uma tentação muito sutil, pode ser confundida até com um chamado divino, afinal, Deus quer que alimentemos o povo, quer que sejamos produtivos e eficientes em nosso trabalho. É preciso elaborar soluções de longo prazo, e evitar a todo custo a tentação de se obter sucesso fácil e imediato, pois o ministério cristão visa transformar vidas por meio da pregação e ensino sistemático da Palavra de Deus, e isso, às vezes, demanda tempo e muito esforço.
2 - A Sedução do Espetacular - “Então o diabo O levou à cidade Santa, colocou-O sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se tu és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: aos seus anjos ordenará a teu respeito, para que te guardem” - Mt. 4.5,6.
Somos seduzidos a crer que o culto realizado na igreja relevante, bonito, e só teve valor pelo fato de que o templo estava lotado. Convidamos celebridades que provocam uma corrida das pessoas às reuniões para se deslumbrarem com os convidados. E ainda nos gabamos exaustivamente de termos diversos horários de cultos. Nossa ânsia pelo espetacular é mais uma manifestação de nossa busca por identidade. Devemos envidar todo esforço necessário a fim de não fazermos uso indevido dos dons e do poder que Deus nos delega para promovermos espetáculos que não glorificam o nome de Jesus.
3 - A Sedução do Poder - “Levou-O ainda o diabo a um monte alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e lhe disse: Tudo isso te darei se prostrados me adorares” - Mt. 4.8,9.
Imaginamos que se não galgarmos posições e não formos influentes na política eclesiástica, nosso trabalho não será eficaz e relevante. A grande questão é se o nosso ministério está focado em Cristo e Sua glória. Se estivermos olhando para Jesus, não precisamos manipular circunstâncias, nem entrar em disputa pelo poder.
4 - A Sedução dos Ideologismos - Lc. 22.1-6 e Mt. 27.1-5.
É a constante tendência de se confundir e misturar o projeto do Reino de Deus com sonhos e projetos particulares, sobretudo humanos. Quando isso ocorre, tornamo-nos ideologisados e procuramos utilizar Deus e Seu poder para estabelecermos nossa visão pessoal. Judas Iscariotes projetou para Jesus seu sonho particular de libertar a Palestina do jugo de Roma. Acompanhou Jesus por três anos e meio e, não percebendo a vontade e deliberação do Nazareno em consumar esse seu plano, arquiteta a trama na tentativa de desencadear uma revolução contra Roma. Então, por causa de sua ideologia, Judas passou à história como traidor de Jesus. Certamente, não passaremos pela vida totalmente imunes a essas tentações, especialmente se formos conduzidos à posição de líderes influentes na obra do Mestre. Tais tentações são fortes pelo fato de atingirem nossa ambição. Quando percebemos que podemos servir ao Senhor com coração puro e autêntico, então somos verdadeiramente livres. Essa liberdade provocará uma alegria intensa em servir a Deus com um coração inteiramente consagrado a Ele. E essa será a nossa maior recompensa.
O Líder é o Primeiro Alvo do Inimigo
Texto: Mt 26.31,33-35
Ao longo da historia do povo de Deus, percebemos que o diabo nosso inimigo, vem tentando destruir aquilo que o Senhor construiu como a maneira de estabelecer relacionamento com seu povo, mas o principal alvo de satanás é com certeza o líder do povo de Deus, uma vez que ele conseguir destruir o líder todo o povo ficará disperso. Por isso a necessidade de uma cobertura espiritual sobre a vida do líder (oração), cabe a todo liderado construir defesas para que o plano de lúcifer não se consuma no meio do povo de Deus.
1. Não basta dizer que é fiel, é necessário ter atitude (ação).
Jesus estava preste a ser preso, Ele tinha consciência que não poderia contar com seus discípulos naquele momento, as palavras de Pedro foram palavras fortes, de apoio, companheirismo e fidelidade, ele disse que por mais que qualquer outro dos discípulos fraquejasse ou abandonasse a Jesus ele já mais o faria pelo contrario morreria com Ele, v 33-35.
Mas as palavras não estavam condizendo com sua atitude, no momento oportuno, Pedro e os demais discípulos fugiram deixando Jesus só.
Devemos entender que quando temos um propósito direcionado por Deus, nada poderá nos deter mesmo que em algumas circunstâncias pareça que tudo está dando errado. Quando Jesus foi preso as ovelhas foram dispersas, isto é uma demonstração do quanto o líder é fundamental para o desenvolvimento e equilíbrio de um projeto. Mesmo em circunstancia difícil, Jesus continuou em obediência o cumprimento da vontade de Deus, Ele teve atitude cumpriu sua missão, Ele tinha tarefas a cumprir e as cumpriu com excelência, Jesus sabia que deveria ser fiel até o fim, mesmo que tudo isso o deixasse desconfortável.
2. No momento das dificuldades, muitos retrocedem.
A valentia e a coragem de Pedro só podem ser vistas até o momento, em que não parecia haver problemas, quando o problema aparece Pedro demonstra o seu medo e insegurança. São poucos os que conseguem enfrentar as dificuldades, Jesus esteve alertando Pedro de que ele o negaria v 34. Mas Pedro só pôde perceber sua fragilidade no momento da dificuldade, quando Pedro negou que Jesus era o seu mestre ele retrocedeu, o medo foi mais forte que a experiência de estar com o Senhor. O Cristão precisa desenvolver um relacionamento de intimidade com o Senhor para que nos momentos mais difíceis ele esteja seguro de que nada poderá em instância alguma permitir que ele venha a negar a sua fé, tão pouco retroceder, deixando a experiência de estar com o mestre por qualquer outro sentimento medíocre, como o medo e a insegurança.
3. Quando o líder cumpre as determinações de Deus ele é honrado.
Se Deus nos der uma determinação não é pra decidirmos se vamos ou não cumpri, Ele determina, e nós acatamos, por mais difícil que possa parecer essas determinações Ele nos capacitará para realizá-las. Em cada cumprimento das determinações de Deus, somos honrados, não por que merecemos, mas por que o Senhor é Deus de honra e de reconhecimento. Jesus foi honrado por viver os Propósitos de Deus, é inquestionável a obediência de Jesus, é uma demonstração de submissão e lealdade, por tudo isso Ele recebeu honra mesmo ainda no seu ministério terreno. Uma mulher se aproxima de Jesus e derrama sobre sua cabeça um bálsamo claríssimo, demonstrando que valores são insignificantes perto das obras que realizamos por determinação de Deus v 7,10.
Seja um homem, uma mulher de Deus, seja fiel nas suas atitudes, jamais retroceda “toda via o meu justo viverá pela fé; Se ele retroceder, nele não se compraz a minha alma” Hb 10.38, cumpra as determinações de Deus, tenha como exemplo o mestre dos mestres Jesus, Ele deu testemunho de um verdadeiro líder, foi fiel até a morte. “A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” Fl 2.8.
Pr. Valdenir Soares
Pr. Russell P. Shedd
"Quando pensamos em um líder, nosso foco recai sobre alguém que convence seguidores de que pode resolver seus problemas de uma forma melhor e mais eficaz do que qualquer outra pessoa".
Veja algumas características de um líder e de uma verdadeira liderança:
- Reconhece os problemas, as dificuldades e as necessidades de um grupo.
- Tem capacidade e potencial indiscutíveis (inteligência, atenção, facilidade de se comunicar, originalidade, julgamento, responsabilidade irrefutável, confiança, iniciativa, persistência, auto-confiança, desejo de vencer).
- A paciência, a preocupação pela glória de Deus e a perseverança são as qualidades que especialmente se sobressaem. Quase que com a mesma importância estão sua coragem perante o perigo, a sua criatividade perante a rebeldia e a sua mansidão diante de tribulações.
- É um homem de oração.
- É flexível (adapta-se a mudanças e ajusta-se ao inesperado)
- Sua humildade ímpar o faz verdadeiramente maleável nas curvas e travessas do caminho que Deus coloca perante ele.
- É objetivo: tem habilidade para controlar sentimentos pessoais.
- Um ministro de Cristo deve ter sua língua, seu coração e suas mãos em concordância.
- Um líder eficiente mantém uma postura de aluno durante a vida inteira. Nunca param de estudar; Lêem livros que aumentam seu conhecimento e ampliam seus horizontes. Assistem cursos para crescer e melhorar suas aptidões ministeriais.... Enfim, não é arrogante.
- Os líderes que apresentam os mais nobres traços de caráter não precisam se manter no poder por força bruta ou engano.
- Trata as pessoas de igual para igual, pois ser um líder não faz de alguém melhor do que outros, nem mais valioso aos olhos de Deus.
- É generoso com elogios legítimos e encorajamento. Sempre enfatiza as qualidades e virtudes dos outros. Não dá a impressão de que é perfeito, sem pecados.
- A liderança que exclui o fraco, o doente e os membros esquecidos da sociedade, não reflete o ensino de Jesus.
- Para ser um motivador, o líder deve ter a habilidade de despertar e mover as pessoas à ação e à realização, ao mesmo tempo que, satisfaz às suas necessidades. Isso inclui a mobilização e o agrupamento de homens e de mulheres para aceitar a visão e o trabalho para o cumprimento da obra.
- O líder precisa de novas idéias, e da sabedoria de Salomão, para avaliar as forças sufocantes reacionárias e distinguí-Las dos ventos devastadores da mudança que promete melhoramento e eficiência (cf Ef. 4.14).
- Um líder planeja cuidadosamente como superar a resistência e tornar a oposição em algo vantajoso para ele.
- Um líder precisa manter renovado o seu vigor nas Escrituras, no seu caminhar com o Senhor e na sua área de perícia. Do contrário, ele perderá a credibilidade com os seguidores que também tenham acesso à fontes boas de informação.
- Um líder soberbo raramente ouve a voz do grupo que lidera, pois é auto confiante. Ele pensa que sabe, acima de todos, como dirigir o grupo. A soberba faz com que seja impossível de uma verdadeira dependência de Deus e o ouvir sua voz. Sem a direção divina, um líder soberbo será impetuoso e tomará decisões sem a reflexão necessária ou a troca de idéias.
- O líder que mente, que exagera ou que esconde a verdade não tem direito algum de controlar a vida de outros.
- O verdadeiro líder espera coisas grandes de Deus e aspira fazer coisas grandes para Deus.
- Um líder sábio anda na linha que separa a determinação da teimosia.
- A adaptabilidade a face de mudanças rápidas é a marca niveladora da liderança de qualidade.
- Alguns líderes podem facilmente cair na armadilha de acreditar que um seguidor que fala a verdade é desleal.
- As decisões sem ouvir as opiniões contrárias podem afundar todo o propósito de existência de um grupo.
- O equilíbrio entre a visão e a praticabilidade não deve ser perdida. Um líder que tem grandes sonhos, mas não tem seus pés no chão, tem pouco valor para a Igreja hoje.
- Nunca diga "Eu aprendi", mas "Eu estou aprendendo"; pois qualquer que seja o fato que o líder tenha aprendido no passado, ele precisa ser melhorado e aperfeiçoado.
- Um líder que negligencia a oração provavelmente fracassará, enquanto aquele que faz da oração a sua atividade fundamental tem uma boa chance de alcançar o sucesso.
Dia a Dia com DEUS
28 de janeiro
Leitura diária da Bíblia: Êxodo capítulos: 27, 28 e 29
Memorize:
"E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus,
E saberão que eu sou o SENHOR seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles. Eu sou o SENHOR seu Deus."
Êxodo cap. 29 vers. 45 e 46
Os Detalhes de DEUS
Alguém disse que "DEUS está nos detalhes" (Mies Van Der Rohe).
A leitura das instruções para o preparo do vestuário e dos utensílios do culto parece confirmar a frase.
Prefiro pensar que DEUS espera que nós prestemos atenção ao todo e aos detalhes da vida.
O todo revela a nossa mente, o modo como concebemos as coisas. Os detalhes revelam o nosso coração, o modo que fazemos as coisas. O todo é varrer a casa; o detalhe é o destino que damos ao lixo.
A capacidade dos hebreus em atentar para os detalhes mostrava o cuidado com que cultuavam ao SENHOR.
A nossa capacidade em atentar para todas as instruções de DEUS mostra o cuidado com o que cultuamos.
Sejamos atentos e cuidadosos.
O que aprendi hoje: _______________________________________________
Meu Moivo de Oração: _____________________________________________
Senhor,
obrigada por habitares comigo onde quer que eu esteja, onde quer que eu vá.
O que seria de mim sem a força do Teu Espírito?
Em Nome de JESUS, Amém!
27 de janeiro
Leitura diária da Bíblia: Êxodo capítulos: 24, 25 e 26
Memorize:
"E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel.
E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade.
Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam."
Êxodo cap. 24 vers. 9, 10 e 11
Um Visão Necessária
Todos queremos ver a Glória de DEUS. Não foi diferente com os hebreus.
DEUS lhes mostrou a sombra da Sua Glória, mas, para vê-la, o povo teve que tomar uma série de cuidadosnque indicavam a reverência necessária diante do SENHOR. A principal delas foi a disposição de seguirem à risca todas as instruções divinas.
Alguns hebreus, então, viram o DEUS de Israel. O texto bíblico não dá muitos detalhes, mas deixa claro que viram APENAS o lugar onde DEUS pisou. Esta laje, parecia ser de safira e brilhava como um céu em seu esplendor.
Precisamos de um pouco desta visão de DEUS que Moisés e seus seguidores tiveram.
A Graça revelada por JESUS não nos autoriza a baratear DEUS. Ele continua Majestoso.
O que aprendi hoje? _______________________________________________
Meu Moivo de Oração: _____________________________________________
Senhor,
eu quero ver a Tua Glória, sentir a Sua Presença.
Ensina-me e guia-me pela Tua vontade, ajda-me a ser quem Tú queres que eu seja, para que o mundo possa ver, a Tua Glória em meu rosto brilhar.
Em Nome de JESUS, Amém!
Dia a Dia com DEUS
26 de janeiro
Leitura diária da Bíblia: Êxodo capítulos: 20, 21, 22 e 23
Memorize:
"Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa. Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito. Nem ao pobre favorecerás na sua demanda."
Êxodo cap. 23 vers. 1 ao 3
O Perfume da Verdade
Os Dez Mandamentos não tem cheiro de naftalina, mas conservam o perfume das rosas.
Nós é que os queremos envelhecer, embora eles mantenham o seu fresco, porque foram nascidos do coração de DEUS para os nossos.
Agindo assim, não respeitamos a vida, em todas as suas manifestações. Antes, tendemos à destruição, quando somos convidados a criar.
Não respeitamos os corpos dos outros, maculando-os, seja no plano do desejo ou da pratica, e desrespeitando a nós mesmos, em nome do prazer.
Não respeitamos os bens e valores dos outros, querendo-os para nós, nem que tenhamos que tomá-los à força.
Não respeitamos a integridade do outro, conquanto queiramos tal consideração para conosco.
Não nos satisfazemos com o que temos e somos, e queremos ter o que os outros têm e queremos ser o que os outros são.
Nada mais atuais, portanto, do que os velhos Dez Mandamentos.
O que aprendi hoje: _______________________________________________
Meu Moivo de Oração: _____________________________________________
Senhor,
os Teus princípios são absolutos, e eu quero ser absolutamente fiel a eles.
Não é fácil, eu sei, porque o mundo quer que eu siga os seus valores e eu quero que o mundo siga os meus.
Mas a verdade só está nos Teus...
Em Nome de JESUS, Amém!
25 de janeiro
Leitura diária da Bíblia: Salmo capítulos: 13, 14 e 15
Memorize:
"SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração."
Salmo cap. 15 vers. 1 e 2
Presença Viva
Quando uma pessoa que teme ao SENHOR enfrenta o triunfo da impiedade, ela passa a perguntar onde está o SENHOR que permite que essas coisas aconteçam. Alguns saem da pergunta e vão para a certeza: "Se o SENHOR realmente existisse, tomaria alguma providencia imediatamente."
Quem pensa ou age assim, esquece que o SENHOR se entristece com o que vê. Ele conhece o desvio por onde trilham os homens, mas inspira os justos a ficarem no bom caminho.
Fiéis ao SENHOR, os justos sabem que DEUS está com eles. Virá um dia que todos reconhecerão alegremente que DEUS é o SENHOR.
Pela fé, esses fiéis vêem os injustos correrem de medo.
Uma ilustração dessa verdade se encontra em Gênesis cap. 35 vers. 5. Quando Jacó e seus familiares se purificaram, as pessoas em volta viram o terror do SENHOR, isto é, experimentam que a presença do SENHOR era algo tão vivo que não podiam seguir a outro DEUS se não o SENHOR de Jacó.
O que aprendi hoje: _______________________________________________
Meu Moivo de Oração: _____________________________________________
Senhor,
eu confio na Tua benignidade; o meu coração se regozija na Tua salvação.
Eu cantarei a verdade, porque me tens feito muito bem.
Em Nome de JESUS, Amém!
Dia a Dia com DEUS
24 de janeiro
Leitura diária da Bíblia: Êxodo capítulos: 17, 18 e 19
Memorize:
"E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs."
Êxodo cap. 17 vers. 11 e 12
Paremos de Murmurar
Quantas vezes agimos como os hebreus em Refidim?
Eles tinham escuridão e DEUS lhes iluminou o caminho.
Eles tiveram fome e DEUS lhes mandou comida.
Eles tinham sede e DEUS lhes fez jorrar água.
Com tudo isso eles perguntaram (e nós também o fazemos, que não somos melhores que aquele povo):
- Será que DEUS está mesmo conosco?
DEUS lhes mostrou que estava, desta vez sem cobrar um alto preço, como faria depois, diante de uma visão tão murmuradora da vida.
O que aprendi hoje: _______________________________________________
Meu Moivo de Oração: _____________________________________________
Senhor,
não quero ser murmuradora, porque sei que quem reclama não tem olhos para te ver nem ouvidos para te escutar.
Em Nome de JESUS, Amém!
Dia a Dia com DEUS
23 de janeiro
Leitura diária da Bíblia: Êxodo capítulos: 15 e 16
Memorize:
"ENTÃO cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram,
dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo
e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei." Êxodo cap. 15 vers. 1 e 2
Nosso Companheiro
Faraó tinha o poder dos carros, dos cavalos e dos cavaleiros. O povo de Israel podia contar com o poder de DEUS. Acerte quem venceu?
Por vezes, em nossas vidas, damos valor demais aos carros, cavalos e aos cavaleiros, temendo que eles nos destruam. Chegamos por vezes a considerá-los vencedores, esquecidas do Poder do Pai.
Nós não temos poder, mas DEUS o tem.
Temos nós confiado nEle, ou temos preferido os cavalos, que representam a confiança do ser humano em si mesmo?
O que aprendi hoje: _______________________________________________
Meu Moivo de Oração: _____________________________________________
Senhor,
é natural em mim, confiar em mim mesma. Olhar para meus músculos e me achar forte, olhar para a minha mente e me achar sábia.
Tu me fizeste o que eu sou, por isso, é em Ti que preciso confiar.
Que eu não precise ficar fraca, para concluir que sou fraca.
Em Nome de JESUS, Amém!