24 de fevereiro de 2010

LIDERANÇA NOS DIA DE HOJE


A liderança praticada no passado, com autoritarismo e controle sobre os funcionários, não funciona mais nos dias de hoje, segundo Marco Túlio Zanini, professor de estratégia de pessoas da Fundação Dom Cabral. Nos dias atuais, a liderança deve estar baseada numa relação de confiança recíproca para que a empresa aumente seus ganhos e produtividade. Mas isso não é fácil de alcançar. No Brasil, existe uma cultura de baixa confiança e isso faz com que muito empresários e executivos pratiquem a anti-liderança. Gestores com as características abaixo praticam a anti-liderança:

- preocupa-se apenas consigo mesmo, com o seu futuro, seu resultado, sua imagem
- demite pessoas como estratégia de corte de custos
- usa a ambiguidade a seu favor
- não consegue criar uma visão de futuro
- cria medo, conflito e desesperança na equipe

O resultado desse tipo de atitude é uma corrosão da confiança. Para conseguir uma cultura de confiança na empresa, os líderes precisam dar autonomia para toda a equipe – do chão de fábrica aos diretores, todos precisam ter liberdade para opinar e agir. Com isso, gera-se confiança. O líder que age baseado em valores e segue as características abaixo ajuda a construir esse ambiente.

- gera comunicação eficaz
- age com transparência e integridade
- confere autonomia
- consegue aumentar a moral da equipe
- cria visão de futuro compartilhada
- desperta a virtude pessoal, o melhor das pessoas
- busca reduzir a ambiguidade
- em meio a incertezas, age com base em princípios norteadores
- tem consciência de seus reais limites
- forma sucessores de maneira espontânea

E você? Pratica uma liderança baseada em valores?


7 ERROS DE COMUNICAÇÃO

Você acha que não comete nenhuma falha ao transmitir mensagens a sua equipe? Talvez seja boa ideia repensar isso depois de ler o artigo abaixo. Por Stever Robbins*

Erro nº 1. Fazer anúncios controversos sem preparar o terreno antes

Qualquer decisão minimamente polêmica pode disparar o gatilho dos rumores, da ansiedade e da resistência em uma empresa. Uma forma simples de abordar isso é preparar as pessoas uma por uma, ver quem será contra a nova decisão e por quê. Veja suas preocupações, incertezas e críticas, e construa planos para manter o projeto vivo.

Erro nº 2. Mentir

Algumas mentiras ou verdades parciais fazem sentido no mundo corporativo, até porque certos tópicos precisam mesmo permanecer confidenciais enquanto em discussão. Mas tome muito cuidado, se as pessoas acharem que mentiu, perderão a confiança em você para sempre. Em vez de mentir, treine-se para responder vagamente toda vez que lhe indagarem sobre assuntos confidenciais ou sensíveis.

Erro nº 3. Ignorar a realidade do poder

Quanto mais poder você tiver, menos vão informá-lo dos problemas. Essa redoma de vidro em torno dos chefes é da natureza humana. Portanto, se quiser uma análise realista dos problemas, busque as más notícias. Seja receptivo a elas. Deixe claro aos mensageiros que quer ouvi-las.

Erro nº 4. Subestimar a inteligência da plateia

Pular os assuntos por achar que as pessoas não vão entendê-los é sempre uma tentação no ambiente corporativo. Mas isso é um tiro n’água. Se você acha que as pessoas não conseguirão acompanhar alguma coisa, lembre-se de que é seu dever explicá-la a elas.

Erro nº 5. Confundir processo com resultado

Você prometeu a sua equipe um aumento de 7%, mas a direção da empresa só conferiu 3%. Você lutou para elevar esse teto e conseguiu chegar aos 4%. Mas seu pessoal não valorizou isso, pelo contrário; mostrou-se ressentido. E você também se ressentiu da insensibilidade deles em relação a sua briga.

É fácil confundir processo com resultado na hora de estabelecer metas, de remunerar e de avaliar. Você prometeu à equipe um resultado e é isso que eles cobrarão de você .

Erro nº 6. Usar formas de comunicação inadequadas

O e-mail é uma grande ferramenta para troca de informações, mas não o utilize em questões emocionais; é muito fácil a mensagem perder o rumo. Sempre lide com situações delicadas pessoalmente ou por telefone.

Erro nº 7. Ignorar atos de omissão

O que você não diz pode ecoar tão ou mais alto que o dito. Se um líder não elogia ninguém, por exemplo, seus subordinados podem tomar isso como falta de apreciação. Erros de omissão são difíceis de perceber. Portanto, reveja seus principais objetivos e a comunicação necessária para alcançá-los.

CHEFE OU LÍDER?

Todos nós exercemos um tipo de liderança ou será chefia. Convido a refletirem sobre isso no dia de hoje.

Estou lendo um livro que me levou a pensar muito nessa questão (O monge e o executivo - Uma história sobre a essência da liderança - James C. Hunter) Ainda não acabei de ler, ou melhor, mal comecei, mas me apaixonei pelo estilo. De linguagem fácil e muito interessante, o autor coloca a definição para liderança, poder e autoridade: Liderança - "É a HABILIDADE de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados para o bem comum."

Poder - "É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer."

Autoridade - "A habilidade de levar pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal."



O autor diz ainda que GERENCIAMOS coisas e LIDERAMOS pessoas. Um conceito bastante interessante, afinal quem de nós já havia parado pra pensar nisso. Normalmente temos uma educação onde o pai e a mãe falam e os filhos calam a boca, onde se cresce com revolta por ter sido obrigado a fazer coisas que não queríamos, prometendo não fazermos a mesma coisa quando tivermos nossos filhos e... é verdade nos pegamos agindo da mesma maneira, muitas vezes ao invés de respeito conseguimos o medo das pessoas e exercemos sobre elas poder e esse poder alimenta o nosso ego. Muita gente diz:"Não nasci para ser mandado" outros ousam usar a palavra de Deus de maneira deturpada e dizem: "Deus me pôs por cabeça." E desta maneira vão "justificando" atos e devaneios. Criam seu próprio mundo e se colocam em posição inatingível. Confesso hoje ter sentido uma dor "na boca do estômago" me peguei pensando em como sou autoritária, o quanto acho estar sempre com a razão. E como dói reconhecer que está errando! Parar para fazer auto-análise dá trabalho, te faz repensar seus conceitos, e muitas vezes te faz admitir o que você tentou esconder de si mesmo por muito tempo. E mudar de atitude é como dilacerar um membro do próprio corpo. Claro que não se muda da noite pro dia, mas se você reflete, reconhece e se arrepende, pedindo ao Senhor Jesus que te ajude nesta jornada de luta de você contra você mesmo, a vitória é certa.

Pai, mãe, marido, esposa, professor, líder de departamento ou líder espiritual. Seja a posição que for a que ocupamos, estamos nela para cumprir um propósito de Deus para as nossas vidas e as de outras pessoas que convivem conosco. Dependemos um do outro e todos nós dependemos da Graça e Misericórdia de Deus. Sejamos, portanto líderes em nossa função diária, influenciadores, capazes de fazermos a diferença; agentes transformadores, propagadores do evangelho vivo e verdadeiro de Cristo Jesus, que foi e é quem mudou e muda a cada dia a minha vida e pode fazer por você o que fez e faz por mim.

Que nós possamos deixar de gerenciar as pessoas, de impor nossa vontade, de dar jeitinho para conseguir o que queremos, de passar por cima de tudo e de todos e principalmente, de fazer “birra” quando não acontece da maneira que nós planejamos.

Jesus Cristo influenciou e influencia até hoje pessoas no mundo inteiro. Esse é o meu líder! Que lembrança você tem dos líderes de sua vida? Como você quer ser lembrado ao ter “liderado” a vida de alguém?

GESTOR OU PASTOR?





Gestor cuida de coisas, pastor cuida de ovelhas.
Gestor visita obras, pastor visita ovelhas.
Gestor administra os negócios, pastor alimenta as ovelhas.
Gestor comanda de sua mesa, pastor se envolve com as ovelhas.
Gestor cheira a gabinete, pastor cheira a ovelha;
Gestor manda nos comandados, pastor serve as ovelhas.
Gestor possui seguranças, pastor protege as ovelhas.
Gestor consulta o número do cadastro, pastor conhece as ovelhas pelo nome.
Gestor espera o resultado, pastor vai em busca da ovelha e a carrega nos ombros.
Gestor pune, pastor corrige as ovelhas.
Gestor demite, pastor restaura as ovelhas.
Gestor da treinamento para os liderados, pastor guia as ovelhas.
Gestor tem metas, pastor tem propósitos.
Gestor busca o topo, pastor caminha nos vales.
Gestor usa apenas a técnica acadêmica, pastor usa a experiência dos desertos e dos vales.
Gestor é formado, pastor é chamado.
Gestor assina papéis, pastor cumpre o seu papel.
Gestor gasta tempo e recursos com a manutenção do posto, pastor investe na oração.
Gestor constrói prédios, pastor edifica vidas.
Gestor paga contas, pastor paga o preço.
Gestor é temido, pastor é amado.
Gestor possui igreja, pastor é dado a igreja.
Gestor é chefe, pastor é amigo.
Gestor é bajulado, pastor é honrado.
Gestor passa, pastor fica na memória.