18 de março de 2010

O LÍDER QUE DEUS USA


"Quando pensamos em um líder, nosso foco recai sobre alguém que convence seguidores de que pode resolver seus problemas de uma forma melhor e mais eficaz do que qualquer outra pessoa".
Veja algumas características de um líder e de uma verdadeira liderança:
- Reconhece os problemas, as dificuldades e as necessidades de um grupo.
- Tem capacidade e potencial indiscutíveis(inteligência, atenção, facilidade de se comunicar, originalidade, julgamento, responsabilidade irrefutável, confiança, iniciativa, persistência, auto-confiança, desejo de vencer).
- A paciência, a preocupação pela glória de Deus e a perseverança são as qualidades que especialmente se sobressaem. Quase que com a mesma importância estão sua coragem perante o perigo, a sua criatividade perante a rebeldia e a sua mansidão diante de tribulações.
- É um homem de oração.
- É flexível (adapta-se a mudanças e ajusta-se ao inesperado)
- Sua humildade ímpar o faz verdadeiramente maleável nas curvas e travessas do caminho que Deus coloca perante ele.
- É objetivo: tem habilidade para controlar sentimentos pessoais.
- Um ministro de Cristo deve ter sua língua, seu coração e suas mãos em concordância.
- Um líder eficiente mantém uma postura de aluno durante a vida inteira. Nunca param de estudar; Lêem livros que aumentam seu conhecimento e ampliam seus horizontes. Assistem cursos para crescer e melhorar suas aptidões ministeriais.... Enfim, não é arrogante.
- Os líderes que apresentam os mais nobres traços de caráter não precisam se manter no poder por força bruta ou engano.
- Trata as pessoas de igual para igual, pois ser um líder não faz de alguém melhor do que outros, nem mais valioso aos olhos de Deus.
- É generoso com elogios legítimos e encorajamento. Sempre enfatiza as qualidades e virtudes dos outros. Não dá a impressão de que é perfeito, sem pecados.
- A liderança que exclui o fraco, o doente e os membros esquecidos da sociedade, não reflete o ensino de Jesus
- Para ser um motivador, o líder deve ter a habilidade de despertar e mover as pessoas à ação e à realização, ao mesmo tempo que, satisfaz às suas necessidades. Isso inclui a mobilização e o agrupamento de homens e de mulheres para aceitar a visão e o trabalho para o cumprimento da obra.
- O líder precisa de novas idéias, e da sabedoria de Salomão, para avaliar as forças sufocantes reacionárias e destingi-las dos ventos devastadores da mudança que promete melhoramente e eficiência (cf Ef. 4.14)
- Um líder planeja cuidadosamente como superar a resistência e tornar a oposição em algo vantajoso para ele.
- Um líder precisa manter renovado o seu vigor nas Escrituras, no seu caminhar com o Senhor e na sua área de perícia. Do contrário, ele perderá a credibilidade com os seguidores que também tenham acesso à fontes boas de informação.
- Um líder soberbo raramente ouve a voz do grupo que lidera, pois é auto confiante. ele pensa que sabe, acima de todos, como dirigir o grupo. A soberba faz com que seja impossível viver a verdadeira dependência de Deus e ouvir sua voz. Sem a direção divina, um líder soberbo será impetuoso e tomará decisões sem a reflexão necessária ou a troca de idéias.
- O líder que mente, que exagera ou que esconde a verdade não tem direito algum de controlar a vida de outros.
- O verdadeiro líder espera coisas grandes de Deus e aspira fazer coisas grandes para Deus.
- Um líder sábio anda na linha que separa a determinação da teimosia.
- A adaptabilidade a face de mudanças rápidas é a marca niveladora da liderança de qualidade.
- Alguns líderes podem facilmente cair na armadilha de acreditar que um seguidor que fala a verdade é desleal.
- As decisões sem ouvir as opiniões contrárias podem afundar todo o propósito de existência de um grupo.
- O equilíbrio entre a visão e a praticabilidade não deve ser perdida. Um líder que tem grandes sonhos, mas não tem seus pés no chão, tem pouco valor para a Igreja hoje.
- Nunca diga "Eu aprendi", mas "Eu estou aprendendo"; pois qualquer que seja o fato que o líder tenha aprendido no passado, ele precisa ser melhorado e aperfeiçoado.
- Um líder que negligencia a oração provavelmente fracassará, enquanto aquele que faz da oração a sua atividade fundamental tem uma boa chance de alcançar o sucesso
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário