26 de outubro de 2009

O QUE É MAIS IMPORTANTE UM LÍDER SABER?

“Clairto, o que é mais importante para o líder saber?” – Essa foi a pergunta de uma repórter para um noticiário. Então respondi: Ter plena consciência do impacto que sua liderança provoca sobre a vida das pessoas.
Um líder que identifica e compreende a dimensão e profundidade dos seus atos, firmará uma postura responsável pela melhoria de vida dos quais lidera. Para isso, precisará continuamente aprimorar suas habilidades e talentos em liderar pessoas a conquistarem benefícios coletivos, pois não poderá frustrar e nem machucar aqueles que nele confiam.
Neste contexto, grande é a responsabilidade de alguém que assume a liderança de entidades que representam interesses de um grande grupo, de uma coletividade. A postura do líder estará sob severo julgamento de todos. Também, há grande oportunidade nas mãos em desenvolver melhorias para todo um setor. Quando um líder governa com verdadeiros e nobres interesses em prol da coletividade, abnegando o egoísmo, o grupo o exaltará e a conquista será maior.
John Maxell, renomado escritor de liderança, tem uma afirmação inequívoca que “tudo sobre e tudo desce pela liderança”. Ora, se a chave é o líder, deve-se por prioridade desenvolvê-lo. Pena que a maioria comete a primeira falha da liderança: Considerar liderança como algo fácil, que todos já sabem. Duas perguntas:
– Qual nota você daria para sua capacidade de liderar?
– Qual nota você daria para seu conhecimento da língua portuguesa (gramática, redação e literatura)?
Geralmente a nota da primeira pergunta é superior ao da segunda. Fato contraditório, pois se em português que temos formação de base não somos bons, que diremos da liderança a qual não temos formação de base! A dura verdade é que não somos bons líderes, pois não tivemos instrução consistente e correta sobre a excelente liderança em nossa formação educacional. E os piores líderes (arrogantes e soberbos) julgam saber tudo.
O líder que defende os interesses de uma coletividade enfrenta o desafio de liderar algumas pessoas e organizações que nada agregam e muitas vezes atrapalham na construção do propósito coletivo.
Encerro com duas sugestões e uma pergunta importante para o líder associativista aumentar a eficiência na liderança de entidades associativas e superar o desafio acima citado.
Primeiro, Identifique os Predadores.
Segundo, Como Preservar-se dos Predadores?
Terceiro, Desenvolva os líderes que o acompanham. Inicie por conscientizá-los sobre o impacto que eles provocam sobre a vida das pessoas lideradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário