19 de março de 2010

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

Motivação é um assunto muito discutido entre empreendedores. Ainda assim poucos a compreendem totalmente, como ter uma equipe sempre motivada ainda é um mistério. Eu mesmo sofri grandes decepções até entender onde estava a lacuna, a falha em muitos treinamentos por aí.

Os consultores e palestrantes nos dão muitas idéias, nós aplicamos cada uma delas e o resultado final as vezes é satisfatório, porém por um período curto de tempo. A motivação não se mantém!

Os efeitos disso no negócio podem ser desastrosos se providências urgentes não forem tomadas, não só pelo “amarelamento” das equipes, mas também porque uma turma desmotivada é um sintoma de outras áreas doentes no empreendimento.

Será que existe alguma vacina para esse “amarelamento”? A resposta é sim, mas antes da cura será preciso entender um pouco mais sobre a teoria da motivação.

Entendendo o que é motivação e movimento.

Alguns consultores vendem movimento como se fosse motivação. Há muita diferença entre uma coisa e outra e é aqui que está o pulo do gato. Existe discussão sobre qual está certo ou errado, mas vejo espaço para ambos serem aplicados, cada um em seu devido momento.

  • Movimento é fácil e tem resultados rápidos
  • Motivação é difícil e tem resultados duradouros

Quando alguém faz algo para evitar punição, ganhar uma recompensa ou competição e o impulso inicial partiu de um terceiro e não dela própria, essa pessoa foi posta em movimento. Se não houvesse o estímulo externo ela não teria feito nada.

Se a iniciativa para realizações parte da própria pessoa por uma necessidade interior, se ela é levada a agir por um impulso interno, um desejo, então essa pessoa está motivada.

Com a verdadeira motivação em cena, é possível transformá-la em ação voluntária constante, direcionada a metas e objetivos com a ajuda de treinamentos e não há efeitos colaterais.

Já no movimento, se os estímulos cessarem ou não forem progressivos, tudo volta a estaca zero, podendo até ficar pior do que estava antes, gerando insatisfação. Então é preciso cuidado e planejamento.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário