22 de outubro de 2010

O paradigma da nova liderança



O paradigma da nova liderança

Alguns especialistas defendem que a liderança deve ser aprendida, outros dizem que é um dom natural e que não pode ser ensinado. Mas afinal, o que é liderança e quem tem? Todos são capazes de desenvolver essa capacidade?

Os líderes são pessoas que estão comprometidas em criar um mundo que as pessoas queiram pertencer, e demanda um conjunto de capacidades a fim de manifestar ações nos compromissados com a mudança. “É necessário obter equipes supermotivadas, por meio do reconhecimento em forma de recompensa pelas metas atingidas, envolvendo comunicação, interação e gerenciamento das relações dentro de uma organização”, explica Sueli Brusco, psicóloga, especialista em Marketing de Incentivo e diretora da SimGroup Incentive Marketing.

Num sentido mais amplo, a liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar os outros para a realização de alguma meta. “Isto é, um líder conduz o colaborador ou grupo de colaboradores em direção a algum fim. Nos negócios e nas organizações, liderança é muitas vezes comparada com ‘gerenciamento’”, explica Sueli.

Na visão emergente de liderança, contudo, os líderes não têm influência simplesmente porque são ‘chefes’ ou ‘comandantes’. Pelo contrário, líderes são pessoas que estão comprometidas em “criar um mundo ao qual as pessoas queiram pertencer". Sueli completa que esse compromisso demanda um conjunto especial de modelos e capacidades a fim de efetiva e ecologicamente manifestar as visões que guiam aqueles compromissados com a mudança. “Isso envolve comunicação, interação e gerenciamento das relações dentro de uma organização, sistemas de comunicação ou social para se mover em direção as mais elevadas aspirações de alguém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário