15 de fevereiro de 2012

5 Erros que os Líderes Cometem quando Recrutando Pessoas



Nestes tempos de desafios de crescimento econômico pode parecer que a empresa tem todos os trunfos quando se trata de contratação e recrutamento: simplesmente anuncia um trabalho, espera por uma enxurrada de candidatos, entrevista e nomeia.

Embora possa ser tentador pensar desta forma como um líder, a realidade é que uma decisão de recrutamento é uma decisão de mão dupla. A organização decide quem ele quer e o candidato decide se ele quer trabalhar para a organização.

Então, quais são os 5 erros que você precisa estar alerta quando recrutando pessoas?

Erro 1: Esperar que o candidato preencha todos os requisitos

Quando o candidato está fazendo uma decisão sobre uma oportunidade de trabalho, particularmente em um nível mais alto, ele quer saber que há algum crescimento pessoal e desafio no cargo para ele. Pense nisso: se alguém entra em um trabalho e pode fazer 98% perfeitamente no 1 º dia, quanto tempo ele irá ficar na empresa?

Esteja disposto a aceitar que em apenas circunstâncias muito raras você vai encontrar um candidato que combina perfeitamente com a sua especificação.

Erro 2: Não vender a sua empresa

Você vai todo feliz solicitar ao candidato o que ele sabe sobre a sua empresa e por que ele quer trabalhar lá. Pelo mesmo motivo o bom candidato vai querer fazer sua própria diligência sobre o trabalho, as pessoas e a organização. Espere que ele lhe pergunte sobre os pontos positivos de trabalhar na sua empresa e esteja pronto para vender os benefícios para ele.

Erro 3: Falar sobre as falhas dos outros

Sim, é bom ser honesto e não pintar um retrato que tudo é perfeito. Ao mesmo tempo, você não quer dar a impressão de que todo empregado é um trabalhador problema. Todo mundo tem pontos fortes e áreas que necessitam de desenvolvimento. Como líder, você precisa aceitar isso.

Erro 4: Não ter clareza

Em qualquer emprego há coisas que são tão fundamentais para o trabalho que se o candidato não as tem isso se torna uma barreira para o desenvolvimento dele. Você precisa ter clareza de 100% sobre qualquer dessas barreiras para o candidato se encaixar bem na sua empresa.

Erro 5: Desperdiçar o tempo das pessoas

Cada pessoa que aparece para uma entrevista de emprego mais do que provavelmente colocou uma quantidade enorme de tempo e esforço para se preparar. Se você está apenas convidando alguém para obter a sua quota de candidatos, você estará desperdiçando o tempo dela e não passará uma boa impressão de si mesmo ou de sua empresa.

Resumindo: Recrutamento de pessoal é uma decisão de investimento muito importante, então trate-o como tal e evite estes erros comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário