15 de fevereiro de 2012

Se Você for Desenvolver uma Habilidade que Seja a de Liderança



Nós todos temos aprendido a desenvolver as habilidades técnicas primeiramente. E depois as conceituais com muito menos ênfase e praticamente nada de humanas.

Nosso sistema de ensino valoriza a “decoreba” e testes com problemas para o aluno resolver sozinho. Não focando na participação em grupo e em como o grupo chegou a certa conclusão.

Quando se desenvolve trabalhos em grupo, o próprio nome já diz tudo, “grupo”, ou seja, um punhado de gente reunido compulsoriamente e/ou aleatoriamente com a finalidade de fazer algo, onde alguns se propõe naturalmente a fazer o trabalho, quando não somente um participante, e os outros dão a “maior força”, ou seja, perguntando quando muito: “Você fez o trabalho?” e confirmando “Colocou o meu nome?”.

Na verdade, estamos perdendo aí, uma grande oportunidade de desenvolvermos uma série de habilidades, sendo a maior delas a liderança.

É sabido que estamos desenvolvendo menos líderes que o país precisa no momento e no futuro.

Analise por si mesmo, na sua empresa, na sua escola, na vizinhança de bairros, no seu clube, no seu partido político, na sua associação comercial, enfim, em tudo que lhe diz respeito. Você concorda?

As pessoas estão sempre esperando que alguém faça algo por elas – não no sentido negativo do puro paternalismo. As pessoas desejam que apareçam líderes com proposições e ideais para elas seguirem, para que elas invistam suas energias em algo maior e benéfico a todos na comunidade, na empresa, na escola, etc.

Desenvolver as próprias habilidades de liderança é o maior investimento que você pode fazer para o seu crescimento enquanto ser humano, não somente por que os líderes ganham mais, e as vezes muitas vezes mais do que as pessoas que não lideram ou tem baixa influência, mas principalmente para os seus liderados, a empresa e/ou comunidade, pois líderes proporcionem soluções elegantes e eficazes para um mundo desafiador e complexo.

E quando começar a desenvolver estas habilidades de liderança?

O mais cedo possível!

Há uma preocupação excessiva das pessoas em quererem a ultra mega especialização em alguns casos e outras que mal concluíram a graduação, partem para mais cursos técnicos, mestrados e MBA’s, sem se preocuparem em desenvolverem o conhecimento sobre como lidar e liderar as pessoas.

Ressalvo aqui que o conhecimento técnico e conceitual são importantes. Mas num mundo, onde você pode ter três ou quatro carreiras ao longo de sua vida, o que importa é ter flexibilidade para lidar com as mudanças e liderar as pessoas que você convive e influencia independentemente do lugar que você esteja.

Então se você está saindo de uma faculdade ou está fazendo carreira numa empresa, desenvolva suas habilidades de liderança, passe a entender de pessoas, aprenda a resolver situações de conflitos, a resolver problemas e desafios em equipe, a escolher pessoas talentosas para participar de um projeto, a desenvolver talentos para serem a próxima geração de líderes.

Com isto seu crescimento humano será muito mais recompensador e o seu crescimento profissional muito mais efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário