15 de fevereiro de 2012

Além das Palavras: Comunique-se Com Ações e Atitudes



Precisa ter muitas habilidades para ser um líder eficaz. Mas, sem dúvida a característica mais importante para um líder é a capacidade de comunicar de forma eficaz.

Os líderes eficazes dominam a arte e o ofício da linguagem. Eles falam claramente e apresentam argumentos lógicos e convincentes. Eles fazem uso inteligente das ferramentas e práticas de comunicação.

Mas os líderes qualificados também sabem que a comunicação vai além das palavras, suas ações e atitudes enviam mensagens poderosas também.

As três leis da liderança são comunicação, comunicação e comunicação.

A comunicação eficaz permite que os membros da equipe saibam que eles são valiosos, dá-lhes segurança emocional e é uma parte significativa do processo de entrosamento da equipe.

Em um nível muito básico, a comunicação é a transmissão de significado entre um emissor e um receptor. Mas a sua atitude e ações dão significado adicional às suas mensagens faladas e escritas. Seu comportamento dá às pessoas informações sobre sua disposição, opinião ou humor – independentemente das palavras que você fala.

Acredito que a maneira como um líder se comunica revela muito sobre seu caráter. A comunicação pode mostrar a autenticidade do líder, a sinceridade e praticamente todos os outros aspectos do caráter de um líder. Quando um líder é só conversa e nenhuma substância, as pessoas seguem a mensagem oficial.

Para comunicar o seu caráter de liderança aos outros, você deve estar presente, visível e disponível. Tire todas as barreiras de distanciamento e arrogância e tenha tempo para conversar com seus funcionários.

Mostrando interesse e respeito por seus funcionários irá ajudá-lo a fazer a conexão emocional que é tão importante na liderança eficaz. Ela vai mostrar que se preocupa com os liderados e que você tem um interesse na organização. É também uma maneira eficaz de conhecer pessoas como seres humanos e não simplesmente como empregados.

Veja alguns outros comportamentos que os líderes eficazes exibem:

Eles lidam com os públicos resistentes também.
Eles escutam os indivíduos de todos os níveis da organização.
Os líderes eficazes incentivam a discussão direta e aberta.
Eles iniciam conversas difíceis, mas necessárias.
Eles são claros sobre as expectativas e fazem boas perguntas.
Os líderes eficazes também envolvem outros antes de desenvolver um plano de ação.
Então, pense não só em suas palavras, mas também sobre suas atitudes e ações ao lidar com seus empregados. Vai fazer uma enorme diferença em seus relacionamentos com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário