15 de fevereiro de 2012

Como Você Aprende a Ser Um Líder Eficaz?



Uma pesquisa baseada em orientações testadas ao longo do tempo para o desenvolvimento de gerentes diz que você precisa ter três tipos de experiências, usando uma proporção 70-20-10: tarefas desafiadoras (70 por cento), relações de desenvolvimento (20 por cento) e cursos e formação (10 por cento).

A regra 70-20-10 explora como os executivos aprendem, crescem e mudam ao longo de suas carreiras.

O pressuposto subjacente é que a liderança é aprendida. Hoje, ainda mais que antes, a capacidade de um gerente e vontade de aprender com a experiência é a base para liderar com impacto.

A regra 70-20-10 parece simples, mas você precisa dar um passo adiante.

Todas as experiências não são criadas iguais. Quais experiências contribuem mais para o aprendizado e crescimento? E que lições específicas de liderança podem ser aprendidas a partir de cada experiência?

Para se adaptar e crescer, os líderes precisam estar constantemente envolvidos em novas experiências e desafios que, pela sua própria natureza, promovam a aprendizagem. Algumas dessas novas oportunidades virão por meio de novos postos de trabalho, crises ou desafios significantes. Mas mudar de função não é necessário para encontrar poderosas experiências de aprendizagem no local de trabalho. E em qualquer situação de trabalho, os líderes precisam buscar ou fortalecer as relações com os superiores, mentores e colegas que irão contribuir para seu próprio crescimento na liderança.

Entre as lições tiradas de experiências de liderança, três são classificadas como universalmente importantes:

Gerenciamento de subordinados diretos;
Auto-consciência e;
Executar de forma eficaz.
Efeito Amplificador

E sobre cursos e treinamento? Embora o treinamento é visto como contribuindo apenas 10 por cento para o desenvolvimento de um líder, bem concebido e formatado têm um efeito amplificador – esclarecendo, apoiando e impulsionando os outros 90 por cento da sua aprendizagem.

Por exemplo, um módulo de programa que incorpora ferramentas e sessões de prática experimental pode ajudar os gestores a se tornarem aprendizes mais eficazes e líderes. Formação de especialistas qualificados podem ajudar uma organização a estabelecer uma base de conhecimento compartilhado e alinhar os seus membros com relação a uma visão de liderança comum.

A Mensagem

Por meio de atribuições de desenvolvimento, você pode moldar o seu trabalho e experiências de vida de forma que vão expandir seus conhecimentos e habilidades de liderança. Idealmente, sua organização vai construir sistemas e processos que ajudam os líderes futuros a tirarem o máximo proveito da regra de 70-20-10.

Enquanto isso, o que você pode fazer? Dar o exemplo, investindo em seu próprio desenvolvimento e ajudando subordinados diretos a fazerem o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário