15 de fevereiro de 2012

Como Obter Alta Produtividade Trabalhando em Grupo



Na Revista Veja de 21 de dezembro de 2011 Edição 2248 tem uma entrevista com o Doutor em Psicologia de Yale Peter Salovey, que roda o mundo atrás de boas práticas e gente talentosa, e segundo ele, qualquer universidade que pretenda preparar jovens para lidar com as complexidades do mundo de hoje deve incentivar de forma radical sua interação com outras economias e culturas visando o desenvolvimento de habilidades intelectuais valorizadas no mercado – como:

Rapidez na solução de problemas;
A boa expressão na língua materna; e
Trabalho em equipe.
Outro artigo sobre a competitividade chinesa, ”Brasil deveria aprender com a China o valor do sistema baseado no mérito” de Gustavo Ioschpe na mesma edição, escreve:

As universidades chinesas entregam professores competentes ao mercado, mas o que os torna excepcionais é o ritmo intenso e colaborativo de trabalho ao qual se submetem quando chegam às escolas. Aí eles passam a integrar um “grupo de estudos dos professores”, que é sem dúvida a inovação mais importante da educação chinesa. Cada professor faz parte de três grupos de estudo. Um com os colegas que ensinam a mesma matéria para a mesma série, que se encontra uma vez por semana para preparar as aulas. O segundo grupo é formado pelos colegas de disciplina de todas as séries da mesma escola. Esse se encontra duas vezes ao mês. O terceiro é formado pelos professores da mesma disciplina e série do seu bairro, que também se encontra duas vezes por mês. Nesses dois últimos grupos, o objetivo é compartilhar práticas de ensino de sucesso. Somando os três grupos, é um regime exigente: são duas reuniões por semana, toda semana. A maioria desses encontros leva entre duas e três horas.

O papel desses grupos é fundamental. Faz com que as melhores técnicas sejam rapidamente compartilhadas em toda a rede, cria uma saudável competição entre professores (os portadores das melhores práticas recebem bônus) e ao mesmo tempo provê uma rede de apoio e compartilhamento para todos os professores, ao contrário do isolamento e do desamparo que vitimam seus colegas brasileiros.

Fica muito claro que o compartilhamento de informações, a procura de novas perspectivas e a solução colaborativa de problemas e desafios é um recurso fundamental no desenvolvimento de qualquer empresa, escola ou país.

Os problemas ficam menores quanto compartilhamos com outras pessoas, e é quase certo que o problema que você está encarando, outros já o vivenciaram e conhecem o caminho das pedras para resolvê-lo ou tratá-lo de uma forma mais direta e positiva.

O outro lado da interação do grupo é que não é só para resolver problemas, mas compartilhar práticas de sucesso já implementadas também.

Os benefícios do trabalho em grupo são muitos e duradouros.

No entanto é fundamental que o grupo seja bem coordenado para que não ocorra o que acontece com frequência nas escolas e empresas: faz-se uma reunião e passa as ações para um ou outro e não há comprometimento com as ações posteriores, é a velha máxima – “coloque o meu nome no trabalho”. Assim não funciona.

O trabalho em grupo deve ser objetivo, focado e voltado à produtividade e à excelência em resultados.

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