15 de fevereiro de 2012

Interdependência: Definindo Equipes de Hoje



Conexão. Interdependência. Relacionamentos. Será que estas palavras soam familiar? A interdependência, a conexão, e os relacionamentos são cada vez mais comuns nas organizações de hoje.

Mas a verdadeira questão é: como é que vamos colocar essas palavras em ação?

Em muitos casos, a resposta é: com as equipes.

A palavra equipe é usada casualmente na maioria das organizações para definir grupos de pessoas que trabalham juntas. Algumas distinções, se houver, são feitas entre a dinâmica da equipe de, digamos, um grupo de trabalho contra um departamento funcional, ou um comitê de curto prazo versus uma equipe sênior de gerenciamento.

Há, naturalmente, diferentes tipos de grupos e equipes. Veremos três maneiras básicas que as pessoas trabalham em conjunto:

O primeiro cenário é chamado de uma relação de equipe. Equipe envolve um grupo de pessoas com trabalho comum, mas os indivíduos completam a maior parte de seu trabalho de forma independente. As relações geralmente existem em um nível superficial, muitas vezes com os membros não conhecendo bem uns aos outros. A coisa boa sobre formação de equipes é que existe pouco conflito, mas após a conclusão da tarefa, os membros se sentem como uma equipe. Se você lida com este tipo de grupo, suas expectativas devem ser colocados sobre o desempenho individual.

A segunda maneira básica de que as pessoas trabalham juntas é o que, na realidade, se denomina uma equipe. Membros da equipe conhecem bem uns aos outros, e eles são coletivamente responsáveis para concluir tarefas e alcançar o objetivo da equipe. Eles juntos tem a perícia para completar uma tarefa atribuída, mas cada membro da equipe tem papéis e responsabilidades claras. Líderes de equipe focam as suas expectativas sobre a dinâmica de grupo, trabalho coletivo e responsabilidades compartilhadas.

O terceiro e último método de trabalho em conjunto é conhecido como colaboração. Colaboração estende-se a pessoas e grupos fora da unidade da equipe original. Este é um desafio porque os membros devem trabalhar com pessoas ou grupos que têm distintas, mesmo concorrentes, metas e processos. Membros pertencem a uma equipe, mas também operam como parte de um todo maior, conseqüentemente, os níveis de conflito são intensificados devido aos diferentes objetivos e valores. O líder aqui se concentra na construção de relacionamento, negociação e comunicação fora da equipe.

É frequente o caso que a formação de uma equipe pode ser a melhor estratégia. Aqui estão sete questões a considerar:

É a tarefa complexa e multidimensional? Uma equipe poderia ser melhor.
Será que a tarefa demanda inovação? Em seguida, vários líderes pode ser melhor do que um.
Existem barreiras significativas para concluir com sucesso a tarefa? Nesse caso, talvez seja necessário uma equipe para localizar soluções.
Estão os recursos necessários para completar a tarefa prontamente disponíveis? Então, a tarefa pode estar pronta para uma equipe resolver.
A tarefa requer os esforços de várias pessoas que têm habilidades diferentes? Essa é uma receita para uma equipe.
É a diversidade de pensamento e de opinião importantes para a conclusão bem sucedida da tarefa? Você vai precisar de várias vozes dentro no projeto.
É construir relacionamentos com os todos as pessoas envolvidas externamente, clientes, departamentos e diretoria, fundamental para a tarefa? Uma pessoa certamente não pode fazer isso sozinho.
Lembre-se que uma estrutura de equipe nem sempre é a melhor maneira de realizar seus objetivos. Se não, tente levando um grupo de trabalho ou designe uma pessoa para a tarefa. As equipes podem ser grandes, mas algumas cozinhas acomodarão apenas um único cozinheiro.

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