28 de janeiro de 2010

O Líder é o Primeiro Alvo do Inimigo

Texto: Mt 26.31,33-35

Ao longo da historia do povo de Deus, percebemos que o diabo nosso inimigo, vem tentando destruir aquilo que o Senhor construiu como a maneira de estabelecer relacionamento com seu povo, mas o principal alvo de satanás é com certeza o líder do povo de Deus, uma vez que ele conseguir destruir o líder todo o povo ficará disperso. Por isso a necessidade de uma cobertura espiritual sobre a vida do líder (oração), cabe a todo liderado construir defesas para que o plano de lúcifer não se consuma no meio do povo de Deus.

1. Não basta dizer que é fiel, é necessário ter atitude (ação).

Jesus estava preste a ser preso, Ele tinha consciência que não poderia contar com seus discípulos naquele momento, as palavras de Pedro foram palavras fortes, de apoio, companheirismo e fidelidade, ele disse que por mais que qualquer outro dos discípulos fraquejasse ou abandonasse a Jesus ele já mais o faria pelo contrario morreria com Ele, v 33-35.

Mas as palavras não estavam condizendo com sua atitude, no momento oportuno, Pedro e os demais discípulos fugiram deixando Jesus só.

Devemos entender que quando temos um propósito direcionado por Deus, nada poderá nos deter mesmo que em algumas circunstâncias pareça que tudo está dando errado. Quando Jesus foi preso as ovelhas foram dispersas, isto é uma demonstração do quanto o líder é fundamental para o desenvolvimento e equilíbrio de um projeto. Mesmo em circunstancia difícil, Jesus continuou em obediência o cumprimento da vontade de Deus, Ele teve atitude cumpriu sua missão, Ele tinha tarefas a cumprir e as cumpriu com excelência, Jesus sabia que deveria ser fiel até o fim, mesmo que tudo isso o deixasse desconfortável.

2. No momento das dificuldades, muitos retrocedem.

A valentia e a coragem de Pedro só podem ser vistas até o momento, em que não parecia haver problemas, quando o problema aparece Pedro demonstra o seu medo e insegurança. São poucos os que conseguem enfrentar as dificuldades, Jesus esteve alertando Pedro de que ele o negaria v 34. Mas Pedro só pôde perceber sua fragilidade no momento da dificuldade, quando Pedro negou que Jesus era o seu mestre ele retrocedeu, o medo foi mais forte que a experiência de estar com o Senhor. O Cristão precisa desenvolver um relacionamento de intimidade com o Senhor para que nos momentos mais difíceis ele esteja seguro de que nada poderá em instância alguma permitir que ele venha a negar a sua fé, tão pouco retroceder, deixando a experiência de estar com o mestre por qualquer outro sentimento medíocre, como o medo e a insegurança.

3. Quando o líder cumpre as determinações de Deus ele é honrado.

Se Deus nos der uma determinação não é pra decidirmos se vamos ou não cumpri, Ele determina, e nós acatamos, por mais difícil que possa parecer essas determinações Ele nos capacitará para realizá-las. Em cada cumprimento das determinações de Deus, somos honrados, não por que merecemos, mas por que o Senhor é Deus de honra e de reconhecimento. Jesus foi honrado por viver os Propósitos de Deus, é inquestionável a obediência de Jesus, é uma demonstração de submissão e lealdade, por tudo isso Ele recebeu honra mesmo ainda no seu ministério terreno. Uma mulher se aproxima de Jesus e derrama sobre sua cabeça um bálsamo claríssimo, demonstrando que valores são insignificantes perto das obras que realizamos por determinação de Deus v 7,10.

Seja um homem, uma mulher de Deus, seja fiel nas suas atitudes, jamais retroceda “toda via o meu justo viverá pela fé; Se ele retroceder, nele não se compraz a minha alma” Hb 10.38, cumpra as determinações de Deus, tenha como exemplo o mestre dos mestres Jesus, Ele deu testemunho de um verdadeiro líder, foi fiel até a morte. “A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” Fl 2.8.

Pr. Valdenir Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário